segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A olimpíada brasileira na visão dos estudantes - Mil opiniões



No Ensino Médio se trabalha muito argumentação, os textos argumentativos que caem tanto em vestibulares e outros tipos de prova. Além disso, um aluno que sabe argumentar é um aluno crítico que conhece tudo o que acontece no mundo e tem sua própria opinião sobre aquilo.

Discutir com os alunos o que eles acham da Olimpíada esse ano no Brasil é muito interessante. Uns dizem não gostar de esporte, outros dizem não ter a mínima paciência para assistir aos jogos. Porém, quando questionados sobre 40% dos investimentos nos jogos serem de ordem pública e, com isso, serem tirados de impostos que pagamos as opiniões mudam.

Muitos não acompanham os jornais e não sabem muito bem o que acontece no Brasil. Então começamos a mostrar a eles os problemas mostrados no Brasil pela TV e o que uma Olimpíada pode gerar de bom num país. E pedimos a eles que coloquem os prós e  os contras em uma balança e é justamente nesse momento que saem os melhores redações. Há aqueles, a grande maioria, que digam que é um dinheiro que não deveria ser investido nisso, que o país tem outras prioridades como saúde, educação e segurança e que isso não se trata apenas de Rio de Janeiro, mas do país todo. Por outro lado, há os que digam que uma Olimpíada é algo muito bom para o turismo, que conhecemos pessoas de todo o mundo, que gera emprego. E os que demonstram saber dos problemas brasileiros, mas, que temos que nos orgulharmos de sermos brasileiros e podermos mostrar ao mundo que somos.

Enfim, um tema atual discutido com os estudantes de Ensino Médio, mostrados fatos que acontecem, muitos textos bons saem e nos surpreendemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário